quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Decoração de Olinda começa a ser montada

Parte da estrutura que vai receber a decoração do Carnaval de Olinda começou a ser montada para enfeitar os quatro dias da folia momesca na cidade. Em frente ao Palácio dos Governadores (edifício-sede da prefeitura), operários trabalham desde ontem na montagem de um palco que vai servir de apoio para as esculturas gigantes. Este ano, as peças que vão colorir o cenário olindense são inspiradas nos títulos de patrimônio histórico, cultural e natural da humanidade e de pátria dos bonecos, concedidos ao município.

“O tema que valoriza os títulos de patrimônio histórico, cultural e natural e de pátria dos bonecos foi o mais difícil para elaborar a cenografia nos últimos sete anos. Por isso, a execução das peças também levou mais tempo.” Ao todo, cinco cenários vão compor a decoração, montada ao redor do largo onde está situado o Palácio dos Governadores e na Praça Laura Nigro, em frente ao Mercado da Ribeira.
As esculturas vão valorizar o caju, fruto nativo brasileiro, os azulejos portugueses do Convento de São Francisco e da Igreja da Misericórdia, réplicas de rocas (bonecos espanhóis inspirados em marionetes) encontradas na Igreja de Nossa Senhora dos Homens Pardos, além das imagens do Homem da Meia-Noite, Mulher do Dia, Professor Tiridá (ícone do Teatro de Bonecos), e do pintor Aloísio Magalhães (1927-1982), o grande homenageado do Carnaval olindense.
Fonte: JC online

Nenhum comentário: