quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Livro conta história da folia em Olinda


Quando o assunto é frevo, é impossível dissociar Olinda do Recife, as duas são unidas pelo Carnaval e se valem do mesmo repertório. Assim o centenário do gênero é documentado pela prefeitura olindense no livro Olinda 100 anos de frevo, de Weydson Barros Leal, produzida pela Publikimagem, em parceria com a Prefeitura Municipal de Olinda e incentivo do Ministério da Cultura. O lançamento aconteceu, segunda (21/01), na Livraria Cultura.
Baseado em pesquisa do historiador Renato Phaelante, o livro (com textos em português e espanhol) é fartamente ilustrado, com imagens da folia nas duas cidades. A história do Galo da Madrugada está no primeiro capítulo, com maracatus, caboclinhos, enfim, a variedade de ritmos que animam o Carnaval. Vai do Galo para as ruas estreitas ruas de Olinda, apinhadas de foliões atrás de algum bloco ou troça.
O livro, essencialmente comemorativo, se vale do axioma chinês: “Uma imagem vale mais que mil palavras”. Fotos coloridas, que refletem com precisão o Carnaval olindense, ocupam a maioria das 152 páginas da obra. Weydson Barros Leal mapeia, didaticamente, o carnaval de Olinda, nestes cem anos (quase cento e um) de frevo, em textos concisos, como quando vai à origem dos famosos bonecos de Olinda, marca registrada do Carnaval, que tem sua origem em tradições européias, e no Homem da Meia-Noite, de 1931, o pioneiro.
Como bônus, acompanha o livro, um DVD, com uma seleção ecléticas de músicas cantadas no carnaval de Olinda e do do Recife, entre elas, Energia (Lula Queiroga), com Elba Ramalho e Quinteto Violado, Balança o saco (Pitangy/Zé Carlos), com Som da Terra, Vida boa (Fabio Trummer), com a Eddie, e Diabo louro (J. Michiles) com Alceu Valença.
Fonte: JC OnLine - http://jc.uol.com.br/jornal/2008/01/20/not_266641.php

Nenhum comentário: